domingo, 14 de maio de 2006

MÃE BRASIL

Sylvia Cohin

Ah, eu queria colocar nesta telinha
a imagem verdadeira...
Não aquela com legenda encomendada,
manchete de jornal, produto de exportação,
mas a imagem real da mãe brasileira!

Eu devia chocar mais uma vez,
mostrar a face negra da miséria escancarada
aquela imagem que retrata fielmente
as "mães do povo" de um país sem altivez...
Espalhadas por todo território, mães sem nome,
analfabetas, sem saúde, sem comida,
mães parideiras de filhos cheios de fome,
filhos deste buraco imundo,
que atende pela alcunha de "terceiro mundo".

Mas eu me nego!
Eu me recuso a violar esta miséria
e expor mais uma vez o drama que renego.
Pobreza materna é dor, não é matéria!

Hoje então, prevalece a fantasia,
o engano, a farsa, a mentira deletéria
desses "deuses" que emprenham a mulher
com seu sémen venenoso de Arimã...
Na orgia do poder eles procriam,
geram filhos da desgraça de um povo
que à espera de sua Canaã,
engordam com seu sangue outro amanhã...

Mãe Brasil, de tetas fartas,
que alimentas meio mundo faminto
e de quebra no balanço de tua anca,
inebrias quem espera que repartas,
generosa, o sabor do teu instinto...

Mãe que é Pátria, hoje é só alegria,
comemora com teus filhos esta data...
Veste, mãe, a tua fantasia,
e com teu filho ao pé - bandeira branca,
na mais bela evolução, resgata,
o sentido verdadeiro deste dia!

SYLVIA COHIN
14 de Maio de 2006

9 Comments:

Blogger Zé Carlos said...

Sylvia querida, que maravilha... eu não canso de dizer a vc que você é estupenda e sem cabotinismo pela nossa amizade, mas você anda inacessível..... Como Pai brasileiro faço um agradecimento público em nome das Mães brasileiras que tenho certeza, me passarão procuração para tanto. Um beijo do seu amigo, ZC

14 de mai. de 2006, 22:48:00  
Anonymous Anônimo said...

Não exageras, não, Zé! A Sylvia é um fenómeno literário e no dia em que conhecer melhor os grandes poetas de língua portuguesa, como a Natália Correia da «Mátria», veremos ela explodir imparável.
Um abraço
Plauto

15 de mai. de 2006, 06:41:00  
Anonymous Anônimo said...

Oi, Syl, Valeu! Nós Mães e poetas brasisleiras reverenciamos você, pelo seu talento, pela grande poeta que é e pela sensibilidade de fazer pulsar no seu e no coração do Brasil sentimento puro de dignidade, liberdade, ética e, sobretudo amor, para que um dia as Mães e todos os brasileiras tenham os mesmos direitos e deveres.

15 de mai. de 2006, 09:03:00  
Anonymous Anônimo said...

Sylvinha, como sempre arrebentando.
Maravilhosa sua mãe brasileira. Infelizmente uma realidade muito triste.
Beijos com carinho em seu coração.
Gloria

16 de mai. de 2006, 12:43:00  
Blogger Silêncios said...

Um poema arrebatador, cheio de realismo!
Fica um beijo

18 de mai. de 2006, 09:20:00  
Blogger Amita said...

Encantador Sylvia, cheio de musicalidade, ritmo e de uma realidade que tumelhor que eu conheces. Adorei reler-te
Bjinhos

18 de mai. de 2006, 17:36:00  
Blogger Empregos no Mundo - Oportunidades Estrangeiro said...

Muito bom :) uma mistura entre o decadentismo e realismo surpreendente... cada vez que entro neste blog saiu maravilhado e feliz por existirem no mundo pessoas com vontade de mudar o rumo dos acontecimentos... :)

Cumprimentos
Marco Martins

19 de mai. de 2006, 10:23:00  
Blogger alice said...

olá sylvia ;)

muito obrigada por me ter dado a chave para o seu blog

foi um privilégio visitá-lo e ler suas poesias e outras também...

um grande beijinho,

alice

20 de mai. de 2006, 10:31:00  
Anonymous Anônimo said...

Olá Sylvia,

Vim dar aqui nas tuas poesias maravilhosas, que estão me encantando, por dois motivos: primeiro pela tua colocação de "Me Visitem na Cadeia" do João Ubaldo Ribeiro e depois porque teu sobrenome me chamou atenção. Meu sobrenome é Cohin e jamais conheci alguém com esse nome. Gostaria de entrar em contato contigo, em particular, se for possível. Parabéns por tuas lindas poesias. Obrigada. Marília - blue10@terra.com.br

27 de mai. de 2006, 02:30:00  

Postar um comentário

<< Home