quinta-feira, 8 de junho de 2006

SORRI, FILHO MEU !

Cleide Canton

Sorri, linda criança!
Tenta, titubeia mas alcança
o mundo de maravilhas que vês!
Abre teus olhinhos de esperança
e abraça a vida como ela te parece,
enquanto, por ti,
eu redobro minha prece.

Sente a brisa que te toca mansa,
o sol que se levanta, rei,
o perfume das flores vivas,
o chão firme em que pisas,
e o calor do meu abraço.
Sonda o teu espaço!

Não permitirei que deixes o desfrute
para o dia seguinte,
pois é incerto o amanhã, embora creia
que minha luta não será vã.

Canta, filho meu!
Mostra-me o esplendor da tua alegria
pois já não tenho essa companhia.
Quero ouvir teus gritos felizes,
bálsamo para minhas cicatrizes.

Dá-me tua mão, criança,
pois ainda são curtos e indecisos
os passos que tranças.
Não tenhas pressa, anda devagar.
Eu te soltarei quando puderes sozinho caminhar.
E te deixarei livre quando souberes amar.

Dorme, meu anjo
e sonha com o amanhã feliz.
Ver-te, assim,
sereno, quase sorridente,
no teu berço macio e quente,
recupera as minhas forças e a minha fé.

Meu dever é deixar para ti
um chão que ames e de que te orgulhes
e valores essenciais, tão esquecidos,
para que te encaixes entre os bons,
os puros, os justos, os sensatos.

Tenho tanto ainda a fazer!
Que Deus me permita
jamais esmorecer.

CLEIDE CANTON
São Paulo, 05/06/2006

6 Comments:

Blogger Chave da Poesia said...

Fazemos nossas tuas palavras e sob a inspiração de tua força e coragem, mulher, tomamos teu exemplo como bandeira - que bem pode ser universal... nosso beijo.

8 de jun. de 2006, 12:15:00  
Anonymous Anônimo said...

Este poema da Cleide é uma verdadeira oração universal. Todas que somos mães a entenmos muito bem. Parabéns!!! Cleidinha.
Nossas crianças que nunca crescem, agradecem.

8 de jun. de 2006, 12:33:00  
Anonymous Anônimo said...

Obrigada, amiga, por mais este carinho. Foi difícil chegar aqui. Só hoje tive acesso e é com muita satisfação que o faço para lhe dizer, de público, que sempre teve a minha admiração e o meu respeito. Portanto, ocupar o mesmo espaço que você ocupa, é sempre honroso e estimulante. Muitos beijos saudosos.

9 de jun. de 2006, 13:35:00  
Blogger ☆Fanny☆ said...

Que linda surpresa!!!
Um poema da minha amiga Cleide!!!

Fiquei encantada com a meiguice, com a delicadeza das palavras que ornam este lindo versejar.

"Sorri, linda criança!
Tenta, titubeia mas alcança
o mundo de maravilhas que vês!
Abre teus olhinhos de esperança
e abraça a vida como ela te parece,
enquanto, por ti,
eu redobro minha prece."

Um abraço cheio de estrelinhas de esperança*

Fanny

11 de jun. de 2006, 08:35:00  
Anonymous Anônimo said...

É a primeira vez que por aqui passo... não sei quem são as pessoas que aqui escrevem, mas isso é de menor importância, quando escrevem assim.
É a primeira de muitas vezes que por aqui passarei.

Abraço.

13 de jun. de 2006, 20:32:00  
Anonymous Anônimo said...

Soa pianíssimo este canto que nos arremete aos mais profundos sentimentos onde a Providência em nossa alma fez sua morada. Retratar este zelo pelo mistério da vida, com tanto engenho e arte como diria o nosso maior, só mesmo poetas como Cleide Canton. Que Deus lhes dê a recompensa porque de mim só o muitíssimo obrigado...à Cleide Canton; à Sylvia Cohin; à Fernando Peixoto...

29 de jun. de 2006, 11:06:00  

Postar um comentário

<< Home