domingo, 23 de dezembro de 2007


« FELICIDADE COLETIVA »

Sylvia Cohin

Mais um ano indo embora. Valeram as lutas!
O desgaste não apaga o mérito da porfia.
Os amigos que fizemos, não foi mero acaso. Foram conquistas...
A saúde que tivemos, o pão que não faltou, as alegrias,
os desafios superados e objetivos alcançados, como esquecer?

As perdas... tão doídas, que não pudemos evitar, parte da vida...

O dinheiro ganho com esforço, fez-se prêmio pelo empenho,
diferente daquele, ‘ganho’ pela marginália que sustentamos.
Incentivaram-nos, deram-nos a mão, fomos aceitos como somos...
Também nos apontaram falhas e NOS FIZERAM MELHORES!
E os que caminharam lado a lado? Estes, dividiram o peso da cruz.
Deram o ombro, choraram junto, esqueceram-se de si para acudir.

Por isso e muito mais, há o que comemorar. Mas falta uma coisa
e sem ela, nossos sucessos pessoais perdem o sabor, cedem lugar
a uma nostalgia indecifrável que faz parte de nós:
«a felicidade coletiva»

NOSSA PAZ torna-se duvidosa quando o vizinho sofre,
quando conflitos grassam no mundo, quando há tragédias.
Quando o corpo de um inocente cai sacrificado.
NOSSA PAZ inquieta-se diante dos patéticos donos do Poder;
Reis e Governantes, os Chefes do Mundo, os Caciques,
incapazes, inúteis ou impotentes para construir felicidade,
essa que a todos assiste, direito subtraído aos homens.

Num gesto de flácida resignação, voltamo-nos para outro mundo,
aquele que podemos colorir ao gosto...
Compramos presentes, fartamo-nos e festejamos ‘nosso reino’.
« Mas sabemos quantos não terão o que comemorar! »
É muito alto o preço atávico dessas mazelas,
e raiz de muitas nostalgias.

Para que assim não fosse, urgia ir além das vitórias pessoais.
Comungar Fraterna Unidade.
Entregar um pedaço de nós mitigando a dor, repartindo o pão,
acalentando a solidão, doando um abraço, calor humano,
semeando bem-aventurança vestida de um sorriso de festa,
Paz Natal...

Eu me pergunto neste ano que se esvai: Por que será que as
grandes 'Patentes' não manufaturam PAZ?... Seria tão mais fácil...

SYLVIA COHIN
21 de Dezembro de 2007

FELIZ NATAL, MEUS AMIGOS !

Marcadores: , , , ,

2 Comments:

Blogger Lufos said...

Olá, já fui blogueiro e agora estou voltando à atividade com um novo blog. buisquei entrar em alguns blogs que tenham algo a ver com o meu e aqui estou! Parabéns pelo seu blog, gostei de verdade.

Se puder, também me faça uma visita e deixe um coment dizendo o que achou....Abraço!

27 de dez. de 2007, 10:44:00  
Blogger Unknown said...

Syl e Fernando, que espetáculo está o Blog, lindo demais, perfeito !!
Sucesso, harmonia e PAZ!!
Beijos meus
Beth

12 de jan. de 2008, 21:40:00  

Postar um comentário

<< Home