sexta-feira, 3 de outubro de 2008


Hoje o Chave da Poesia faz uma homenagem especial ao Historiador, Teatrólogo, Escritor, Professor e Poeta, Doutor Fernando Aníbal Costa Peixoto que partiu de nosso convívio, deixando aqui, a marca de uma Poesia inigualável, fragmentos de sua alma e de seus sentimentos. A este Grande Homem, Parceiro e Amigo, toda admiração.
Apresentamos seu último poema que aconchegado neste espaço, mantém Viva sua Lembrança e Eterniza a Saudade... Sylvia Cohin


« RE-PARTINDO... »

Fernando Peixoto



Sei que contigo vão partir

memórias de um tempo partilhado,

dias breves que hoje são passado

e podiam no entanto ser porvir.

Sei que levas na bagagem a lembrança

dos olhos nimbados de tristeza

mas também o brilho da bonança

que alimenta a tua natureza.

Mas se partes, apenas uma parte

vai contigo rasgando o mar e o vento:

que outra parte de ti já se reparte

na minha memória e pensamento.

24 de Agosto de 2008
FERNANDO PEIXOTO

* 25 de Julho de 1947
+03 de Outubro de 2008

Vila Nova de Gaia - Portugal


Marcadores: , ,

29 Comments:

Blogger Menina Marota said...

"...Mas se partes, apenas uma parte
vai contigo rasgando o mar e o vento:
que outra parte de ti já se reparte
na minha memória e pensamento."

É com um infinito sentimento que me uno a esta Homenagem ao Poeta e ao Homem.
R.I.P.


Otília Martel

3 de out. de 2008, 21:20:00  
Blogger Zé Carlos said...

Sylvia, a vc o nosso abraço apertado e ao Fernando a certeza de um grande amanhecer na eternidade...ZC

3 de out. de 2008, 23:04:00  
Blogger Célia Jardim said...

Sylvia, bela sua homenagem e triste por assim ser...
Emocionada aqui, pois o Poeta parece ter escrito a sua própria despedida... como pode?
Que ele alcance as mãos do criador e lá do céu nos envie, as suas vibrações de amor!
Carinhosamente, o meu abraço.

3 de out. de 2008, 23:18:00  
Blogger Poemas e Cotidiano said...

Sylvia: No momento me sinto muito emocionada.
Um beijo carinhoso a voce, um abraco apertado, muito carinho.
Que Deus o abrigue em Seus Bracos.
Mary

3 de out. de 2008, 23:19:00  
Blogger Cleide Canton said...

Quando olhares
as nuvens sob teus pés,
brincares com estrelas
e chutares a lua
marcando mais um gol,
lembra de mim,
alma que padece
porque não te esquece.
Quando for a minha vez,
saiba antes que os demais,
e venha esperar-me nos portais
para que primeiro recebas
o abraço de adeus
que eu não te dei
no fechar dos olhos teus.
Parte de um poema meu e que ofereço a você, Syl.
Beijos
Cleide

3 de out. de 2008, 23:33:00  
Blogger Unknown said...

ManaSyl
Um beijo, Paz.
Sua Mana

3 de out. de 2008, 23:34:00  
Anonymous Anônimo said...

Assim se esvai uma vida útil e brilhante, assim se cala o poeta admirável. Mas isto são coisas do mundo.
O que Fernando Peixoto está levando para Deus é a grandeza do amor com que realizou suas obras, a coragem com que enfrentou as tribulações desta vida. Em resumo, a sua essência luminosa e perfumada.

4 de out. de 2008, 00:28:00  
Anonymous Anônimo said...

SE FUE EL POETA , PERO SOBRE TODO EL AMIGO , EL DE LAS LETRAS SABIAS Y CIERTAS , EL DE MAS ALLA DEL MAR ...TE DESPIDO QUERIDO AMIGO , CON EL GRATO RECUERDO DE QUE EN ESTA VIDA ¡ PUDE LEERTE Y CONOCERTE POR TUS LETRAS !
A MI QUERIDA "TIA " SYL MI ABRAZO MUY FUERTE Y MI CARIÑO , QUE ELLA SABE CUANTO LA QUIERO .
SIMPLEMENTE QUE FERNANDO PEIXTO ¡ DESCANSE EN PAZ!

MARCELO ROMANO
" honrando palabras"
_LOCURA POETICA_

4 de out. de 2008, 00:49:00  
Blogger Vera Vilela said...

Syl, momento muito triste esse, mas Fernando nos deixou um brinde com essas belas palavras, carregadas de tanta emoção, o poeta partiu, mas nos deixou suas poesias que nos acompanharão eternamente.
Que ele esteja na PAZ do Senhor.
Beijos mil pra você!

4 de out. de 2008, 01:00:00  
Blogger Vera Vilela said...

Relembro aqui algumas palavras do Fernando:

"...Que o Poeta seja mais que um ser humano
E que tanja a lira do seu canto
Elevando a Poesia até ao céu
E que entregue aos homens o seu Fogo
Assumindo o papel de Prometeu.."
( A loucura do poeta)

4 de out. de 2008, 01:05:00  
Anonymous Anônimo said...

O poeta não morreu, simplesmente foi ler seus poemas para um novo público em outra dimensão perto dos anjos.
Para Syl meu carinho de sempre e um grande beijo.
Rosenna
Buenos Aires-Arg.

4 de out. de 2008, 02:22:00  
Anonymous Anônimo said...

Sylvia a emoção tomou conta de mim.
Sinto imensamente mas tenho certeza que o POETA está bem e deseja que todos compreendam sua partida , apenas uma viagem .... apenas uma viagem ....
Abraço apertado
Regina Couto / Re

4 de out. de 2008, 02:50:00  
Anonymous Anônimo said...

Posso dizer com todas as letras que a Net perde um dos seus mais brilhantes poetas.
Recentemente divulguei uma obra-prima dele pela 2ª vez. Uma que ele escreveu no Natal e fala sobre Jesus. Eu nunca vi uma declaração de fé e de pureza de tamanha intensidade, em versos ( longos versos) absolutamente perfeitos.
Despeço-me dele com a última quadra do poema : Um Ser Diferente.

"Mas é tanto o amor que ele sente,
Que ultrapassa o infinito e o momento,
Quando dá seu adeus para sempre,
Vira estrela lá no firmamento."

Bjs
Fátima Irene

4 de out. de 2008, 05:27:00  
Blogger Branca said...

É com lágrimas que leio este último poema de um querido amigo.
Tudo o que podia dizer mais já o disse nos seus espaços.
Beijos eternos para ele.

4 de out. de 2008, 07:15:00  
Anonymous Anônimo said...

Syl , amada amiga, sei que da parte repartida fica a lembrança, mas que o valor na despedida é que há reencontro na esperança . Beijos ...beijos
Mercília

4 de out. de 2008, 11:41:00  
Anonymous Anônimo said...

Ao estimado e querido amigo Fernando Peixoto

Há almas que quando partem para o Sagrado Silêncio deixam-nos sem palavras... entre a sua grandiosidade e a minha pequenez fica meu sentir mais profundo, como se o próprio silêncio fosse a Voz de Deus e Ele contivesse tudo!
O amigo sincero
Rui Pais

4 de out. de 2008, 12:14:00  
Anonymous Anônimo said...

Querida Syl
Obrigada do fundo do coraçao por esta bela homenagem,ao meu querido primo.Só há algumas horas o deixei,e já sinto tantas saudades dele,do POETA,do HOMEM DE LETRAS,HOMEM de TEATRO,mas sobretudo do HOMEM que ele foi,e tudo o que representou para mim.Mas mesmo se seu envelope carnal se foi sua recordaçao ficará para sempre dentro de mim e todos os que o conhecem e o amaram.Ele viverá sempre nos nossos coraçoes.
BRAVO POÈTE!!!
Tu as retiré ta reverence,mais la piéce n'est pas fini!!!
Abraço muito forte...Rosa

4 de out. de 2008, 18:43:00  
Anonymous Anônimo said...

Minha amiga Syl,
Quando um poeta morre apaga-se uma estrela, disse alguém. Mas eu acredito que é exactamente o contrário: Nasce mais uma estrela! Por isso o céu está cheio delas.

Impressionou-me esse último poema do Fernando pois parece ter sido escrito já com a morte na alma.

Que o céu o receba com todas as honras devidas ao homem valoroso.
Um beijo para ti da tua amiga Laura

4 de out. de 2008, 20:13:00  
Blogger Isamar said...

Estou aqui a partilhar a dor, a amizade e já a eterna saudade. Um amigo que tanto admirei e admiro! Partiu mas deixou-nos para sempre uma parte de si.
Que saibamos fazê-lo permanecer para sempre entre nós.Deixou-nos uma obra admirável.

Obrigada, Sylvia! Bem haja!

5 de out. de 2008, 04:41:00  
Blogger Tere Penhabe said...

Querida Sylvia... passo agora a ler, os não menos encantados versos deixados por Fernando Peixoto... é difícil avaliar a sua dor, mas sei que és forte o suficiente para perpetuar essa rica lembrança que certamente não será esquecida tão facilmente quanto tantos. Abraços de Paz & Bem... tere

6 de out. de 2008, 10:15:00  
Blogger Filipe Santos said...

Nos ceus ele deverá estar a escrever o que ainda lhe faltava escrever em terra...

Ja alguem dizia:

"O homem passa e a obra fica..."

Um até sempre

Filipe Santos

10 de out. de 2008, 13:22:00  
Blogger Branca said...

Obrigada minha amiga pelo sábio conselho que me deixou. Agora compreendo porque o Fernando conseguia criar com a Sylvia uma parceria poética maravilhosa. Tanta sabedoria, ternura e amizade que existem nas suas palavras.
Foi ele que me trouxe a primeira vez aqui, enviando-me o link do vosso "Dueto".
Concordo plenamente consigo quando diz:
"Antes, façamos do coração um canteiro primaveril onde floresçam as sementes que plantou/tentou plantar...
Será seu Zênite...!!"
Obrigada por esta lição de serenidade.
Tenho percorrido todos os cantinhos para o conhecer mais um pouco, cada momento é um momento de maior riqueza, acho que tenho ainda muito a aprender com ele, apesar de ter partido e aprenderei com a alegria que ele sempre gostava de ver nos amigos e nos alunos.
Adorei tê-la no meu sítio.
Um abraço grande e terno.
Branca

11 de out. de 2008, 15:22:00  
Anonymous Anônimo said...

"O Tempo ficou mais lento
mais pensativo e contrito...
sentindo, com desalento,
seu carácter de Infinito."

Querida, Syl,
Nada me faz lembrar mais o Fernando do que esse seu texto "O «MEU» TEMPO", que guardo com muito carinho em meu site.

Meu carinhoso abraço, Syl, e profundo pesar.
Glória

11 de out. de 2008, 18:12:00  
Blogger Dad said...

Os poetas são como os pássaros. Como diria mais um poeta...
...quando morrem, caiem no céu.

Adorei conhecer o seu blog, Vou linká-lo mo meu Momentos de Luar

Beijito,

13 de out. de 2008, 11:57:00  
Anonymous Anônimo said...

NÓS


Há momentos assim…
Nessa manhã estranha
De difícil digestão
Engulo em seco
Esses tragos de fel
Que me fizeram chegar.
Nem posso acreditar
No que me querem dizer
Nem quero crer
Que se acabou o sonho
Via pesadelo medonho
De me poder reencontrar…
Porquê assim, pergunto
Deste modo lapidar
Essa nova que de velha
Nos faz ver e frustrar…
Há momentos assim…
Tanta luta de permeio
Sentimentos e poder
Muita fala por dizer
E o percurso ia a meio…
Questões sem resposta
Sonhos e utopias
Invejas e miopias
E a verdade não reposta.
Foste a bússola e o norte
Para múltiplas questões
Despertaste-me emoções
Sou um homem de sorte.
Por isso,
Agora sorrio
E se choro
Ainda mais rio…
Por ti, por mim
Por nós
A uma só voz
Obrigado Pai, por tudo
Que contudo
Em carne ou em pó
Seremos, sempre e
Apenas…um só.

Fernando Peixoto (filho)

13 de out. de 2008, 20:38:00  
Anonymous Anônimo said...

Ao amigo Fernando Peixoto

Agora meu AMIGO que já partiste
Eu um peregrino, Teu admirador
Vim ao Templo da Tua Alma a Poesia
O meu Ser sente-se muito triste
Eu releio teus versos, um primor
Sei que Estás no Mundo das Almas
Nesse Lar onde habita o Criador!
Saudades do amigo
Rui Pais

14 de out. de 2008, 11:15:00  
Anonymous Anônimo said...

QUANDO

Quando morre um poeta

Morre com ele uma parte da caneta

Da tinta universal

Que pinta céu e vale

Aparo de uma lágrima de cristal

Que corre estreita

Estilhaçada e sem ter mal

Derramando no papel

Mata-borrão do cinzel

A escultura que se espreita

E se canta desigual

Morre com ele doce mel


( Na morte de um poeta )

Jaime Latino Ferreira
Estoril, 8 de Outubro de 2008

14 de out. de 2008, 18:25:00  
Anonymous Anônimo said...

< NÓS > Um poema de grande impacto e soberba emoção, veio enriquecer com as cores do afeto, este painel das belas homenagens aqui prestadas ao Poeta que partiu mas não sem deixar marcas indeléveis, afetos profundos. Árvore de firmes raízes, e belos frutos... sombra benfazeja.
Meu agradecimento e carinho a Fernando Peixoto (filho) por juntar-se a nós. Seja bem-vindo.
Sylvia Cohin

14 de out. de 2008, 23:21:00  
Blogger Maria Clara Moraes said...

O último poema é sempre como o canto de um cisne... E o dele ficou realmente encantador.

Adorei o site, vou linkar.

Beijos

15 de out. de 2008, 12:39:00  

Postar um comentário

<< Home